Algoritmos participativos: metodologia para a customização arquitetônica

Autores

  • Luiz Alberto Backheuser Universidade de São Paulo
  • Paulo Fonseca de Campos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Habitação em larga-escala, Customização em massa, Arquitetura algorítmica, Arquitetura paramétrica, Arquitetura generativa

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi desenvolver uma metodologia algorítmica para a aplicação do conceito de customização em massa na produção de arquitetura. Para tanto, toma-se outra pesquisa paralela, desenvolvida por um dos autores, onde a fabricação digital subtrativa vem sendo estudada a partir da construção em escala real de modelos exploratórios. O trabalho se inicia com o contexto de produção de habitação em larga escala, que tem caracterizado programas habitacionais em diversos países desde o século passado. Em seguida, o conceito de customização ou personalização em massa é apresentado, incluindo-se reflexões sobre sua aplicação na produção de edifícios. Em sua parte final, após uma breve descrição da pesquisa em fabricação digital realizada simultaneamente, descreve-se o algoritmo a que se chegou a partir de sua estrutura e resultados, contemplando-se três aspectos: adaptação a uma solução arquitetônica/construtiva, geração de variações e interface de diálogo com os futuros moradores. Assim, através de ferramentas digitais, busca-se um caminho para uma relação mais colaborativa nas definições arquitetônicas da habitação produzida em larga escala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Backheuser, Universidade de São Paulo

Tem graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo. É pesquisador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, onde integra o grupo de pesquisa Teoria e Projeto na Era Digital. Estuda Arquitetura algorítmica, customização em massa e fabricação digital.

Paulo Fonseca de Campos, Universidade de São Paulo

É graduado em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana e Doutor em Arquitetura e Urbanismo. É Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Conduz pesquisas sobre arquitetura industrializada, projeto de produto, pré-fabricados, habitação, concreto de alto desempenho, urbanização e saneamento.

Publicado

20-07-2020