De perto e de dentro: aproximando desenho e história(s)

Autores

  • Ethel Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gustavo Badolati Racca Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Niuxa Dias Drago Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sergio Rego Fagerlande Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Desenho, Arquitetura, Urbanismo, História, Experiência urbana

Resumo

A estratégia desenvolvida para o entrelace de três disciplinas da grade do primeiro período da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU-UFRJ, nos anos de 2018 e 2019 (Desenho de Observação 1, História das Artes e da Arquitetura 1 e Histórias das Teorias do Urbanismo 1) amplia o papel criador e mediador do desenho de observação/exploração em arquitetura e a necessidade de experimentar a cidade por um discurso não linear da história da arquitetura e do urbanismo, condizente com nossa situação estética contemporânea. Através do desenvolvimento de um cronograma adequado a cada disciplina, com interseções em momentos cruciais de aprendizagem (avaliações e aulas externas conjuntas), o processo de derivar pela cidade foi tomado como ponto de partida. Ao reconhecer os componentes narráveis da cidade, sempre registrados por meio de desenhos e textos em cadernos de croquis confeccionados artesanalmente, os estudantes puderam construir um repertório arquitetônico e explorar uma linguagem de desenho própria. O aprofundamento em questões históricas, organizadas por eixos de pensamento que perpassam todo o processo, foi alinhado à atualidade dos métodos de ensino praticados em muitos cursos de arquitetura e urbanismo pelo mundo. O resultado, registrado em pranchas de croquis, chamados ‘etnográficos’, e ensaios sobre os eixos explorados, demonstra a riqueza da estratégia e a validade do método como um médium e como facilitador de respostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ethel Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É arquiteta e urbanista e Doutora em Arquitetura e Urbanismo. É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e é editora-chefe da revista científica Cadernos PROARQ. Realiza pesquisas sobre representação arquitetônica, com ênfase no planejamento e design do espaço urbano, desenho técnico e de observação e antropologia urbana.

Gustavo Badolati Racca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É arquiteto e urbanista, Mestre e Doutor em Urbanismo. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolve pesquisas sobre representações do espaço urbano em diferentes mídias. Tem experiência profissional e acadêmica em projeto de arquitetura e planejamento urbano, bem como em representação e expressão gráfica em arquitetura e urbanismo.

Niuxa Dias Drago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É arquiteta e urbanista, atriz, e Mestre e Doutora em Artes Cênicas. É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estuda história da Arquitetura, do Espaço Teatral e do Rio de Janeiro.

Sergio Rego Fagerlande, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É arquiteto e urbanista, Mestre e Doutor em Urbanismo. É docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da mesma instituição, desde 2014. Estuda turismo e cidades, focalizando o turismo em favelas e turismo e patrimônio histórico nos subúrbios cariocas.

Publicado

20-07-2020