Sinergia em ação: processo de projeto colaborativo

Autores

  • Mariah Guimarães Di Stasi Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP)
  • Anja Pratschke Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP)

Palavras-chave:

Projeto arquitetônico, Colaboração, Cibernética, Sinergia

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A investigação nos levou por subteorias cibernéticas que corroboram com processo de projeto arquitetônico colaborativo. Para o entendimento das bases conceituais foi estudado o Modelo de Sistema Viável, bem como o Team Syntegrity, do ciberneticista Stafford Beer. As estratégias para gerenciamento frente aos meios cibernéticos nos mostrou outra forma de observar os processos culminando em indicadores possíveis para a colaboração na Arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariah Guimarães Di Stasi, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP)

É Arquiteta e Urbanista. Pesquisa aspectos cibernéticos dos processos de projeto arquitetônicos no Nomads.usp, da Universidade de São Paulo.

Anja Pratschke, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP)

É Arquiteta, Doutora em Ciência da Computação e Livre-docente em Arquitetura e Urbanismo. É Professora Associada e pesquisadora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e co-coordenadora do Nomads.usp. Desenvolve e orienta pesquisas sobre processos de projeto, cibernética e organização da informação.

Publicado

01-07-2019