Participação ativista-colaborativa utilizando cartografias digitais

Autores

  • Geisa Bugs Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
  • Fábio Bortoli Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Palavras-chave:

Cartografias digitais, Colaboração, Participação, TIC, Ativismo

Resumo

Este artigo discute como o uso de cartografias digitais, no contexto das TIC, possibilita formas colaborativas de produção e compartilhamento de informações sobre as cidades em processos de criação coletiva. São apresentados fundamentos teórico-críticos sobre participação e colaboração na produção de informações e cartografias digitais e são discutidos exemplos de plataformas que utilizam colaborativamente ferramentas digitais de representação de dados espaciais, tirando partido da dinâmica do ativismo e das mídias sociais. Assume-se, ao final, que o mapeamento coletivo e a colaboração online podem contribuir para constituir formas emergentes de participação e de organização da sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Bugs, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

É arquiteta e urbanista, Mestre em Tecnologias Geoespaciais e Doutora em Planejamento Urbano e Regional. É docente no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter nos cursos de graduação e pós graduação. Pesquisa nas áreas de projeto e planejamento urbano, participação pública e Sistemas de Informação Geográfica, cartografia digital e dados espaciais.

Fábio Bortoli, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

É arquiteto e urbanista e Doutor em Arquitetura. É docente no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, nos cursos de graduação e pós graduação. É pesquisador na área de concentração 'Projeto como investigação: arquitetura e cidade'.

Publicado

10-12-2018