O DIY vive!

Autores

Palavras-chave:

DIY, fabricação digital, design livre, commom based peer production, Sagui Lab

Resumo

O presente trabalho disserta sobre o DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) e os resultados de uma oficina de fabricação digital focada na cultura Open design e o trabalho colaborativo. Para desenvolver este artigo, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o DIY descrevendo sua origem, decaimento e posterior renascimento com as tecnologias da informação e a comunicação e a fabricação digital, que oferecem a possibilidade de emancipação do indivíduo diante do modelo produtivo atual, recuperando sua capacidade de projetar seu entorno natural, e plantear novas formas de produção livres ou abertas. Ao final, se apresenta a experiência de uma oficina de fabricação digital e DIY que teve lugar na Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil. São apresentados os resultados visuais do processo, que descrevem os primeiros passos sobre as novas formas de produção baseadas na fabricação digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edison Uriel Rodríguez Cabeza, Universidade Estadual Paulista

é graduado em desenho industrial. Mestre em design. Estuda design sustentável, código aberto, open designdesign livre, inovação e comunidades criativas.

Mônica Moura, Universidade Estadual Paulista

é graduada em Artes Visuais. Doutora em Comunicação e Semiótica. Professora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Coordenadora do grupo de pesquisa “design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura”. Estuda design contemporâneo, relações entre design e arte, tecnologias e mídias digitais.

Publicado

10-12-2014