Design contra a nomalidade

Autores

  • Gesche Joost Berlin University of the Arts
  • Tom Bieling Design Research Lab

Palavras-chave:

Pesquisa de Design, Normalidade, Diversidade, Usuário, surdo-mudo, Interação, Deficiência

Resumo

No contexto da construção cultural da normalidade, da exclusão social de seres humanos e da concepção de produtos inovadores, neste trabalho discutimos o posicionamento de design que propõe conclusões de projeto preferencialmente orientados por princípios voltados a usabilidade. Por sua vez, discutimos o valor da inclusão do "fora da norma"- usuários no design / design e processo de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gesche Joost, Berlin University of the Arts

É Professora em pesquisa e design na Berlin University of the Arts e presidente da DGTF (Deutsche Gesellschaft für Designtheorie und -forschung; Sociedade Germânica para Teoria e Pesquisa em Design). Até 2010 foi professora do Departamento Design de Interação e Mídia da Universidade Técnica de Berlim e desde 2005 dirige o Design Research Lab no Deutsche Telekom Laboratories.

Tom Bieling, Design Research Lab

É co-fundador da Design Research Network, é professor visitante em Ciências Aplicadas e Arte na Universidade Alemã do Cairo e realiza pesquisa na Berlin University of the Arts. Desde 2007 ele vem pesquisando no Design Research Lab. Antes disso, ele estudou Design em Cologne (Alemanha) e Curitiba (Brasil).

Publicado

01-07-2012