Mudanças climáticas e Ciências Sociais: uma análise bibliométrica

Autores

  • Flávio Campopiano Dias de Moraes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Ana Lia Leonel Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo
  • Pedro Henrique Campello Torres Universidade de São Paulo
  • Pedro Roberto Jacobi Universidade de São Paulo
  • Sandra Momm Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Análise bibliométrica, Algoritmos, Mudanças climáticas, Ciências Sociais, Ciências Naturais

Resumo

A dificuldade em se lidar com problemas complexos emergentes, tais como as mudanças climáticas, impulsionaram uma reformulação sobre como nós pensamos a sociedade e mobilizaram cientistas de diferentes áreas na busca por soluções e novas perspectivas desses problemas. De um ponto de vista epistemológico, estudos sobre como tais tópicos são desenvolvidos dentro de uma área acadêmica são extremamente importantes, mas suas realizações exigem uma análise complexa de um número enorme de publicações acadêmicas recentes. Neste trabalho, discutimos como o assunto mudanças climáticas vem sendo tratado na prática dentro da área de ciências sociais. É possível observarmos o desenvolvimento de uma nova epistemologia a partir do surgimento do debate a respeito das mudanças climáticas? Existem contribuições em jornais acadêmicos especificamente da área de ciências sociais voltados para mudanças climáticas? Que jornais são esses? Quem são os autores? Para responder essas questões, nós desenvolvemos um método inovador que combina diferentes ferramentas para buscar, filtrar e analisar o impacto da produção acadêmica relacionada a mudanças climáticas em ciências sociais nos periódicos mais relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Campopiano Dias de Moraes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

É físico e Doutor em Física, realizando atualmente pesquisa de Pós-doutorado em Dispositivos Fotônicos Integrados no Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, onde estuda inteligência artificial e redes neurais.

Ana Lia Leonel, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo

É bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Planejamento e Gestão do Território. É pesquisadora do programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, com pesquisas nas áreas de planejamento ambiental, planejamento territorial, governança metropolitana, políticas públicas e sociologia ambiental face às mudanças climáticas.

Pedro Henrique Campello Torres, Universidade de São Paulo

É cientista social, Doutor em Ciências Sociais e realiza pesquisa de Pós-Doutorado em Ciência Ambiental no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Seus temas de pesquisa são planejamento urbano e meio ambiente, sociologia ambiental, sociologia urbana, mudanças climáticas e justiça ambiental.

Pedro Roberto Jacobi, Universidade de São Paulo

É cientista social e Doutor em Sociologia. É Professor Titular Sênior do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Conduz pesquisas sobre Governança ambiental, Educação para a sustentabilidade e Mudanças climáticas.

Sandra Momm, Universidade Federal do ABC

É arquiteta e urbanista e Doutora em Ciência Ambiental. É Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território da mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre planejamento territorial em interface com temas ambientais como: mudanças climáticas, recursos hídricos e áreas protegidas.

Publicado

20-07-2020