A construção de dados insurgentes em assentamentos informais

Autores

Palavras-chave:

Planejamento insurgente, Assentamentos informais, Dados, Valores comunitários

Resumo

Esse artigo apresenta o conceito de insurgência, que deriva de teorias de planejamento, e apresenta como o mesmo pode ser adaptado para a construção de dados insurgentes. O artigo articula como comunidades em assentamentos informais podem aplicar estratégias de construção de dados que se oponham ao monopólio de informação majoritariamente controlado pelo Estado. O texto apresenta uma crítica a um conjunto de dados construídos sobre assentamentos precários através do exemplo da cidade de Fortaleza, Brazil. A conclusão sugere métodos alternativos de planejamento, coleta e disseminação de informação, que refletem os valores de comunidades informais e podem promover seu direito à cidade. Os movimentos sociais e políticos promovidos por minorias são necessários, e informação adequada é de suma importância para determinar como ações de base podem ser transformadas em políticas públicas. A discussão sobre insurgência no planejamento e na construção de informação é um ponto de entrada para a discussão mais ampla sobre quem produz dados sobre diversas populações e como eles influenciam seus Direito à Cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Furtado, Universidade de Massachusetts

 é Arquiteta e Urbanista e Doutora em Planejamento Regional. Sua pesquisa articula as áreas de Design Ambiental e Participação Social para o planejamento de habitação de interesse social. É professora de técnicas de geoprocessamento na Universidade de Massachusetts, EUA, e trabalha em projetos que medem impactos econômicos através de etnografia e análises de dados estatísticos. Pesquisa métodos participativos de coleta de dados.

Henry Renski, Universidade de Massachusetts

é Bacharel em Arquitetura da Paisagem e Planejamento Regional e Doutor em Planejamento Urbano e Regional. Professor Titular no Departamento de Paisagismo e Planejamento Regional da Universidade de Massachusetts Amherst, EUA. Pesquisa fatores tecnológicos e sociais que influenciam o desenvolvimento econômico, examinando novos padrões de desenvolvimento urbano. É diretor do Centro para Desenvolvimento Econômico da Universidade de Massachusetts.

Publicado

13-12-2019