Metáforas de uma te​c​itura urbana: estudo de caso no bairro Serrinha​, ​Fortaleza​

Autores

  • Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Carlos Eugênio Moreira de Sousa
  • Naggila Taissa Silva Frota

Palavras-chave:

Sistema urbano, Processos participativos, Identidade loca, Regeneração urbana

Resumo

A tecitura urbana como metáfora nos oferece no presente artigo três níveis de interpretação para apresentarmos um estudo de caso. A primeira abordagem observa a malha urbana de Fortaleza,vista de cima, por meio de mapas familiares aos urbanistas, mas muito distantes da percepção cotidiana, ainda que não menos referente no que tange a malha urbana: uma colcha de retalhos, pedaços de paisagens, fluxos, usos, conectados por interpretações e diagnósticos. De uma visão macro para uma micro, é observado o Bairro Serrinha e nele uma localidade específica. A segunda visão diz respeito ao corpo aberto, que precisa ser suturado. São os problemas identificados em neste local, onde as consequências das irregularidades do sistema maior, emergem em um ponto que explicita sua urgente necessidade de cura. O terceiro enfoque diz respeito a uma tecitura feita por linhas invisíveis, entrelinhas que compõem um processo, uma equipe de trabalho, a construção da identidade local e o projeto, que costuram os objetivos e as transformações relativas aos níveis anteriormente analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

É arquiteta e urbanista, Doutora em Espaço Público e Regeneração Urbana, professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, xoordenadora do grupo de pesquisa Varal - Laboratório de iniciativas em Design Social. Estuda espaços públicos, metodologias didáticas participativas.

Carlos Eugênio Moreira de Sousa

É arquiteto e urbanista. Estuda processos contemporâneos de projeto no design, arquitetura e no urbanismo, modelagem da informação na construção e documentação do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico.

Naggila Taissa Silva Frota

É arquiteta e urbanista, Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos. Estuda planejamento urbano, habitação, mercado imobiliário e sistema de espaços livres.

Publicado

01-07-2017