“A Estória do Vento” Representada: Vivenciando Estórias Através da Tecnologia Vestível

Autores

  • Katie Kindinger
  • Ana Catharina Moreira Marques
  • Kostantinos Frantzis

Palavras-chave:

V!8, Body, Literature, Represent, Wearable computing

Resumo

The Story of the Wind from Katie Kindinger on Vimeo.

 

Se estamos cada vez mais profundamente imersos em um mundo tecnológico, como as clássicas estórias seriam representadas e recontadas? Atualmente, estórias vêm se transformando em experiências interativas. Juntamente com a leitura de livros analógicos, as estórias de crianças são recriadas em aplicativos portáteis. A Estória do Vento foi criada para desenvolver a ideia de uma estória interativa para além das telas portáteis e em direção a experiências físicas reais que adultos e crianças podem apreciar. Com esse objetivo em mente, o projeto explora maneiras modernas de ilustração. Nossa experimentação foi inspirada em um antigo conto dinamarquês escrito por Hans Christian Andersen, em 1859, intitulado “O Que o Vento Disse Sobre Valdemar Daae e Suas Filhas” (What The Wind Told About Valdemar Daae and His Daughters). Além de ler a estória de Andersen, o leitor tem a possibilidade de ilustrar o que leu através de uma performance, mudando, assim, seu estado de consumidor passivo para um contribuinte da estória, viabilizando uma experiência dinâmica e imersiva do conto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katie Kindinger

Estudou Design da Interação no Copenhagen Institute of Interaction Design, Dinamarca, onde explora projetos interativos relacionados a instalações e aplicativos portáteis. (http://katiekindinger.com )

Ana Catharina Moreira Marques

É Arquiteta e Urbanista e Mestre em Teoria, Crítica e História da Arquitetura e Urbanismo. É recém graduada pelo Copenhagen Institute of Interaction Design e agora trabalha com assuntos relacionados à percepção humana das cidades e o papel dos objetos no cotidiano. (http://ciid.dk/ana-catharina-marques )

Kostantinos Frantzis

É engenheiro eletrônico e designer de interação. É recém graduado pelo Copenhagen Institute of Interaction Design. Agora ele desenvolve pesquisas sobre eletônica e computação física, design interativo, prototipagem rápida, e diferentes formas de interação e interfaces. (http://kfrantzis.com )

Publicado

10-12-2012