Desenhando coexistência

Autores

  • V!RUS Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Resumo

O número 4 da revista V!RUS terá como tema as relações entre diversidade cultural e espaço urbano, privilegiando as chamadas espacialidades híbridas, que pressupõem o uso de meios digitais.

Compartilhadas por diferentes esferas do pensamento e das práticas contemporâneas, as questões que gravitam em torno da diversidade, da tolerância, do pluralismo, da colaboração, do ativismo, da convivência, do multiculturalismo, da inclusão, da vitalidade e da acessibilidade, por um lado; do conflito, da discriminação, da vulnerabilidade, da intimidação, da exclusão, por outro; aliadas às premissas de comunicação à distância, mobilidade, conexão, migração, rede e deslocamento, compõem a idéia central que permeará esta edição: a possibilidade de desenhar coexistência na cidade.

Significa perceber a cidade contemporânea como locus da pluralidade por excelência, exigindo daqueles que a concebem e produzem ações que ultrapassam a constituição do espaço físico e de seus dispositivos. Cena de infinitos quotidianos entrelaçados, vividos em redes sociais presenciais e remotas, o lugar urbano constitui-se a partir das experiências e significados individuais, de grupos e comunidades. Projetá-lo é prepará-lo para abrigar auto-organizações, assumindo com entusiasmo a idéia de indeterminação que a coexistência entre diferenças necessariamente pressupõe.

Esse quarto número da revista V!RUS se propõe investigar os desafios de se projetar, desenhar, alavancar e orientar coexistências, seja nas dimensões dos espaços concretos, virtuais ou híbridos. De quais tipos de existências simultâneas e mútuas estamos falando? Daquelas de ordem social e cultural, de comportamentos e modos de vida, que criam condições para promover o reconhecimento de diversidades entre indivíduos, grupos e comunidades das diversas classes sociais, no âmbito das instâncias privada, coletiva ou pública.

Estamos, assim, pensando nas diversas manifestações culturais intrinsicamente urbanas, como o hip hop, a dança de rua e o teatro de rua; o graffiti, o pixo e a arte de rua; as derivações do trabalho dos catadores e dos recicladores; o uso de redes sociais online, e da internet em geral na produção de eventos presenciais e na disseminação e discussão de idéias; as contribuições possíveis dessas expressões na produção de espaços concretos, virtuais e híbridos; e, em especial, em sua convivência com outras formas de expressão e comunicação buscando aproximar realidades segregadas.

O objetivo dessa edição é, portanto, explorar esse amplo tema a partir de olhares advindos de todas as áreas do conhecimento, que estabeleçam interfaces, ainda que em graus distintos, com disciplinas relacionadas às ciências sociais, cultura e tecnologia. Serão bem-vindas tanto reflexões teóricas nessas áreas, quanto registros de realizações, de experiências e práticas, incluindo intervenções nos campos da arquitetura, do urbanismo, do design e das artes, além de estudos específicos sobre software e interfaces digitais para uso comunitário, e ações voltadas ao uso social dos meios digitais. Serão priorizados trabalhos que enfatizem o lidar com diversidades culturais em meio urbano, em suas variadas compreensões.

As contribuições serão recebidas através do site da revista até o dia 25 de agosto de 2010 [NOVA DATA], segundo as diretrizes para autores, disponíveis em www.nomads.usp.br/virus/submissao_submission.php.

Além de textos e imagens fixas, são bem-vindos projetos de arquitetura, urbanismo e design e a documentação de seus processos, peças musicais e depoimentos em arquivos de áudio, vídeos e filmes curtos, apresentações de slides, animações, entrevistas, considerando o interesse do Nomads.usp em explorar as possibilidades de uso do meio eletrônico para divulgação científica.

DATAS IMPORTANTES:

_junho de 2010: primeira chamada de trabalhos

_25 de agosto de 2010: data limite para recebimento de contribuições

_17 de setembro: envio de pareceres e solicitações aos autores

_27 de setembro: data limite para recebimento das versões finais

_novembro de 2010: lançamento da V!RUS 04

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

01-07-2010

Edição

Seção

Próxima V!RUS