Making of: a cartografia de controvérsias e as pesquisas em projeto

Autores

  • Rodrigo das Neves Costa Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
  • Giselle Nielsen Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosa Maria Leite Pedro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Projeto, Prática projetual, Método, Cartografia de controvérsias

Resumo

É evidente a capacidade de alguns edifícios em provocar debates, polêmicas e disputas. Muitas vezes, tais divergências são inconciliáveis e alcançam a magnitude de debates públicos. É nesse sentido que o termo controvérsia é adequado para descrever, frequentemente, a prática projetual. Essa capacidade de articular e concentrar debates permite explorar o potencial do projeto como uma espécie de observatório de pesquisa. Como uma subversão do sentido tradicional do método, a cartografia de controvérsias permite observar como a prática projetual maneja as diferenças no making of dos objetos arquitetônicos, contribuindo para ampliar sua complexidade como objetos de pesquisa. O objetivo aqui é demonstrar como esse método pode ser útil às pesquisas em projeto. Para tal, tomamos o projeto como modo de articular debates e disputas, evidenciando sua compatibilidade e potencial em relação ao método. Em seguida, apresentamos a cartografia de controvérsias, mostrando como permite obter objetos de pesquisa mais complexos. E tratamos da construção de dispositivos e da representação na cartografia, apresentando modos para alcançar equilibrar a simplicidade necessária às representações e a riqueza desejada ao objeto. Finalmente, apresentamos um breve experimento cartográfico para exemplificar como o método pode ser empregado na análise de um projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo das Neves Costa, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

É arquiteto e Doutor em Arquitetura. É Coordenador de Projetos do quadro permanente da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, e pesquisa sobre Projeto e Teoria do Projeto, Teoria da Arquitetura, Arquitetura e Ciência, e Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia.

Giselle Nielsen Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É graduada em Arquitetura e Doutora em Engenharia de Produção. É Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da mesma instituição e líder do grupo de pesquisas Ambiente-Educação - GAE. Orienta e desenvolve pesquisas sobre Arquitetura escolar, Territórios educativos, Avaliação pós-ocupação, Qualidade do lugar, e Percepção ambiental.

Rosa Maria Leite Pedro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É graduada em Psicologia e Doutora em Comunicação. É Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma instituição. É líder do grupo de pesquisas Cultura Contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia, orientando pesquisas sobre Processos psicossociais, históricos e coletivos, com ênfase nos temas subjetividade, tecnologias e vigilância.

Publicado

20-07-2020