Ferramenta para avaliação da gestão de resíduos sólidos urbanos

Autores

  • Ana Beatriz Suquisaqui Universidade Federal de São Carlos
  • Katia Sakihama Ventura Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Indicador, Ferramentas de avaliação, Serviço Público, Gestão ambiental

Resumo

A gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) representa um dos desafios do gestor público, principalmente pela necessidade do cumprimento das iniciativas recomendadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei 12.305/2010, considerada o marco para o setor no Brasil. O uso de ferramentas que avaliem a gestão de RSU é extremamente útil para identificar lacunas e definir ações para melhoria do sistema. O objetivo da pesquisa foi estruturar o modelo conceitual para avaliação da gestão de RSU, composto por 5 iniciativas (aterro sanitário, compostagem, coleta seletiva, consórcio público e logística reversa), totalizando 50 indicadores qualitativos. A metodologia consistiu na seleção de indicadores, avaliação por especialistas, análise de consistência dos dados e a elaboração do instrumento. O uso de distintos métodos de pesquisa permitiu obter, entre outros resultados, o modelo conceitual da ferramenta SAGReS, a qual ilustra o dashboard dos indicadores que merecem atenção do gestor. Este subsídio possibilita que ações sejam monitoradas e conduzam, com mais critérios, a tomada de decisão da administração pública quanto aos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Suquisaqui, Universidade Federal de São Carlos

É graduada em Gestão e Análise Ambiental, Mestre em Engenharia Urbana e é pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos. Estuda indicadores, sustentabilidade urbana e gestão de resíduos sólidos, consórcios públicos e ferramentas de gestão.

Katia Sakihama Ventura, Universidade Federal de São Carlos

É Engenheira Civil e Doutora em Hidráulica e Saneamento. É Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, ambos da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Estuda gestão de resíduos sólidos, consórcios públicos, plano de segurança da água, indicadores e métodos de avaliação, sistemas ambientais urbanos.

Publicado

20-07-2020