PASSAGENS DE ENERGIA - FLUXO DE DADOS COMO ESPAÇO PÚBLICO LINGUÍSTICO E ARTE MÍDIA INVESTIGATIVA.

Autores/as

  • Monika Fleischmann Instituto de Análises Inteligentes e Sistemas de Informação
  • Wolfgang Strauss Instituto de Análises Inteligentes e Sistemas de Informação

Resumen

Este artigo descreve e teoriza o projeto arte media "Energie-Passagen" [Passagens de Energia], que é uma visualização interativa de notícias diárias no espaço público. A informação, produzida por um grande jornal diário é semanticamente analisada e gerada como uma estrutura de conhecimento flutuando no espaço urbano. Transeuntes se envolvem na encenação participativa de um espaço visual e auditivo. Através da sua participação, uma interação lúdica com palavras se desenvolve, na qual seus interesses são expressos. O fluxo de palavras, ou seja, a interface evocativa da instalação funciona como uma plataforma de dados sobre a interação do ator interveniente com o gerador de dados. A experiência de ler as notícias do dia como fragmentos associativos, determina o ato interativo e faz com que os moradores da cidade falem uns com os outros. As intervenções do público são estatisticamente documentadas e visualizadas como uma imagem da energia da cidade. O projeto de arte e mídia estuda a transição de um ambiente real para um ambiente virtual dentro do espaço urbano. Ela cria um espaço para a reflexão e conhecimento através da interação do espaço físico, de artefatos de dados e das atividades do usuário. O projeto tem como objetivo medir a energia mental da cidade de uma forma artística, por meio de processos interativos, e revelar uma imagem ainda desconhecida da cidade através da visualização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Monika Fleischmann, Instituto de Análises Inteligentes e Sistemas de Informação

é alemã, artista e cientista investigadora das mídias, além de ser curadora de arte midiática. Trabalha com Cultura Digital e Mídia do Conhecimento no Fraunhofer IAIS - Instituto de Análises Inteligentes e Sistemas de Informação, em Sankt, em Augustin, na Alemanha. É Professora de Teoria das Mídias e de Mídias Interativas na Bremen University of Applied Science e é membro do conselho de ARTE MIMA na MIMA University (Munich Institute of Media and Musical Arts).

Wolfgang Strauss, Instituto de Análises Inteligentes e Sistemas de Informação

é alemão, arquiteto, mídia artista e cientista. É pesquisador em artes em Fraunhofer IAIS - Instituto de Análises Inteligentes e Sistemas de Informação, em Sankt Augustin, na Alemanha e desde 2009 é professor convidado de Interação Experimental no Master de HCI,  na Universidade de Siegen. Desde 1987, Wolfgang Strauss trabalha em parceria com Monika Fleischmann em instalações de arte mídia e no conceito de interatividade.

Publicado

10-12-2013

Número

Sección

Artigos Convidados