Ações culturais e meio digitais
Resumen
A edição número 07 da revista V!RUS pretende discutir ações culturais e práticas relacionadas ao universo da cultura estruturadas a partir do uso de meios digitais.
Interessa-nos debater ações de cunho cultural que tenham como objetivo transformações nas dimensões culturais, sociais, entre outras. Entretanto, priorizamos ações que buscam fomentar processos que favoreçam a constituição de sujeitos reflexivos e produtores de conteúdo, em oposição àquelas que se voltam a questões de complementação de ensino formal ou à formação de público com características de consumidores passivos. Interessam-nos relatos, reflexões e produtos que envolvam processos que propiciem reverberações , que permitam a emergência de conteúdos não determinados a priori , sujeitos à imprevisibilidade, que possam sugerir inputs a outros processos.
No contexto do fomento a práticas dessa natureza, buscamos aprofundar a reflexão do papel do uso qualificado de meios digitais, partir de formulações, desenvolvimentos, implementações ou análises e desdobramentos.
São bem-vindos trabalhos que se voltem ao papel dos diversos envolvidos em ações com esse caráter, sejam agentes ou produtores culturais, alocados em instituições públicas ou privadas, acadêmicas ou comunitárias, em organizações do terceiro setor, coletivos de arte, de cultura digital, entre outros grupos de realizadores.
Buscamos expandir a interlocução com o olhar de distintas áreas de conhecimento em torno desse tema, presente nas discussões teóricas mais amplas das ciências sociais, das artes, da educação, da filosofia, das políticas públicas, dos estudos sobre sustentabilidade sócio-ambiental e em pesquisas transdisciplinares aplicadas. Tal tema está também na agenda - e nas práticas - de coletivos ligados a expressões artísticas diversas e à cultura digital, de artistas ligados à artemídia, dos grupos ligados aos movimentos de Mídia Livre, entre outros.
Além de textos e imagens fixas, são bem-vindos vídeos e filmes curtos, apresentações de slides, fotografias, depoimentos em arquivos de áudio, animações, entrevistas, e projetos multi-linguagens, de arquitetura, urbanismo e design além de reflexões críticas sobre suas concepções, considerando o interesse do Nomads.usp em explorar as possibilidades de uso de meios digitais para investigação e divulgação científica.
As contribuições serão recebidas através do site da revista até o dia 19 de março de 2012, segundo as diretrizes para autores, disponíveis em www.nomads.usp.br/virus/submissao_submission.php.
DATAS IMPORTANTES:
_dezembro de 2011: primeira chamada de contribuições
_19 de março de 2012: data limite para recebimento de contribuições
_23 de abril de 2012: envio de aviso de aceite e solicitações de adequação aos autores
_07 de maio de 2012: prazo para recebimento das correções dos autores - data limite para recepção do trabalho final
_16 de maio de 2012: revisão das traduções pelos autores
_23 de maio de 2012: data limite para recebimento das revisões
_início de junho de 2012: lançamento da V!RUS 07