Os meios digitais de produção e exibição audiovisuais e a expressividade: contribuições na interface entre a educação e a comunicação
Palabras clave:
Ações Culturais, Mídias Digitais, Processo Metodológico, Arte, AudiovisualResumen
Cada vez mais e mais pessoas vem se apropriando de meios digitais que produzem e exibem conteúdos audiovisuais. Desde filmadoras mais avançadas até o telefone celular (não tão muito avançado) já é possível filmar e, com acesso a internet, derramar o que foi filmado para um mundo todo em potencial. Um telefone celular e uma conta no youtube, por exemplo, permite que uma pessoa, hoje, tenha mais facilidade de distribuir o que foi filmado do que um filme que tenha sido produzido, levando-se em consideração os meios tradicionais de produção, realização e distribuição de conteúdos audiovisuais seja no cinema ou na televisão convencional.
Mas o que vem sendo filmado? Que conteúdos estão sendo produzidos pelas pessoas com telefone celular e uma conta no youtube? É possível falarmos em produção ou em uma reprodução floreada com contornos de tecnicismo? Apropriar-se dos meios digitais de produção e distribuição de conteúdos audiovisuais significa, também, em uma maior autonomia em termos de linguagem, criatividade, criticidade?