Conversas entre arquitetos e engenheiros no ensino de projeto

Autores

  • Marina Ferreira Borges Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ensino de Arquitetura, Ensino de projeto, Ensino de estrutura, Modelo conversacional, Teoria da Conversação, Cibernética

Resumo

Os planos de ensino das disciplinas de estruturas nos cursos de arquitetura enfatizam que o diálogo entre os profissionais é o que deve ser suscitado como o ponto de conexão entre a concepção da morfologia estrutural a ser realizada pelo arquiteto e sua validação e construção pelo engenheiro civil. No entanto, estaria esse diálogo ocorrendo de fato? A proposta deste trabalho é investigar através do modelo conversacional proposto por Paul Pangaro (2009), baseado na Teoria da Conversação de Gordon Pask (1976a), se de fato ocorre um processo dialógico entre disciplinas de projeto e estruturas nos cursos de arquitetura, ou se haveria possibilidade de proposição de um novo modelo conversacional, promovendo procedimentos de participação e colaboração transdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Ferreira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

É Arquiteta e Engenheira Civil, Mestre em Engenharia de Estruturas. Pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais. Estuda ensino de projeto, concepção estrutural, possibilidades de uso das ferramentas digitais emergentes.

Publicado

01-07-2019