As redes na rede: articulações ativistas e mídia social

Autores

  • Laís Grossi de Oliveira Pontifícia Universidade Católica Minas

Palavras-chave:

Ativismos urbanos, Belo Horizonte-MG, Redes sociais

Resumo

A partir do estudo de 39 ativismos urbanos de Belo Horizonte-MG, o presente artigo busca compreender a ação da sociedade civil enquanto um dos muitos atores que conformam as cidades. Como anuncia o editorial desta edição da Revista V!rus, “a cidade contemporânea é produzida por múltiplos atores, de gestores públicos, planejadores e estudiosos a grupos empresariais privados, organizações do terceiro setor e, em especial, por seus habitantes em geral, entre tantos outros” (2017, s.p.). É evidente, entretanto, os desequilíbrios de poder entre esses atores, o que Souza e Rodrigues (2004) ressaltam na consonância existente, em geral, entre o Estado e os grupos já privilegiados da sociedade.

As articulações entre os ativismos urbanos apresentam-se como os momentos mais expressivos de rompimento - ainda que temporário - desse cenário de desequilíbrio, possibilitando, ainda, a catalização da construção de projetos comuns entre grupos da sociedade civil organizada. As tecnologias de informação constituem importante ferramenta na articulação e formação de redes entre referidos grupos, que se utilizam, cada dia mais, do Whatsapp, Facebook e outras redes sociais digitais. É justamente na análise desses meios, em especial do Facebook, que concentra-se este artigo. Para tanto, foram monitoradas as fanpages dos ativismos urbanos e suas interações que ocorrem por meio de curtidas e compartilhamento de conteúdo.

Obviamente, as relações entre os ativismos se dão para além do Facebook. No entanto, as articulações ocorridas nessa rede social reproduzem diversas características das demais articulações, dentro e fora do meio digital, tais como sua efemeridade, sua ligação a momentos emergenciais ou a recorrência de algumas pautas comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Grossi de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica Minas

É Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Pontifícia Universidade Católica Minas. Membro da equipe de assessoria à revisão de Planos Diretores de 11 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Publicado

01-07-2017