Poéticas, sonoridades e processos colaborativos

Autores

  • Eduardo Néspoli Universidade Federal de São Carlos
  • Thiago Salas Universidade Federal de São Carlos
  • Lucas Almeida Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Começamos uma conversa com os integrantes do AQUARPA. Projeto do Laboratório de Construção de Instrumentos Musicais do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o grupo integra instrumentos musicais experimentais, improvisação musical, vídeo e tecnologia digital. Os integrantes desenvolvem instrumentos musicais acústicos, eletrônicos e digitais, interfaces digitais de vídeo improvisação, e criam performances em som e vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Néspoli, Universidade Federal de São Carlos

Eduardo Nespoli é docente do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em música e doutorado em artes pela Universidade Estadual de Campinas. É pesquisador do grupo de pesquisa Tecnologias aplicadas a criação, expressão e ensino musicais e do Programa de Pós-graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (UFSCar). Sua pesquisa aborda questões referentes às transformações tecnológicas e os impactos para a música e a performance, com foco na investigação e criação de dispositivos computacionais voltados para a música eletroacústica e experimental. 

Thiago Salas, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de São Carlos e mestrado em Sonologia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisa relações entre corpo e objeto gesto e tecnologias atuais com foco na critica. Desenvolveu atividades acadêmicas sobre a prática da Luteria Eletrônica Experimental e as relações entre gesto e tecnologia no Laboratório de Construção de Instrumentos Musicais do Departamento Artes e Comunicação da UFScar. Integra o Núcleo de Estudos em Sonologia da ECA-USP. Realizou atividade docente e composição de material pedagógico no Conservatório Leopoldo Miguez. Realizou diversas oficinas junto a instituições sobre música e cultura digital, programação criativa, criação de instrumentos eletrônicos, arte multimídia, performance e tecnologia, entre outros. Trabalha com composição e improvisação em música experimental e contemporânea, arte sonora, performance, instalação, tendo atuado junto de artistas de diversas linguagens em criações híbridas. Atuou junto à cias de dança e teatro na composição de trilhas sonoras e direção musical. Atualmente integra o projeto APT.LAB em parceria com pesquisadores e artistas em práticas de criação, reflexão e compartilhamento de assuntos que atravessam proposições e discussões acerca do gesto e das tecnologias atuais.

Lucas Almeida, Universidade Federal de São Carlos

integrante do grupo Caburé Jazz Club, músico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar.

Publicado

10-12-2011